Agenda institucional: AFBNB participa de reunião da Bancada Nordestina

254



Na manhã da última quarta-feira (7) a AFBNB participou em Brasília (DF) de reunião da Bancada Nordestina dedicada a discutir a Transnordestina, e a pensar estratégias conjuntas que impulsionem a conclusão da obra. Um dos resultados da reunião foi a criação de um grupo de trabalho criado para acompanhar e viabilizar maneiras de assegurar a liberação de recursos e o cumprimento do cronograma.


Do encontro participaram vários deputados do Nordeste, prefeitos dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, além de Sérgio Leite, presidente da Transnordestina Logística. Pela Associação estiveram presentes a presidenta Rita Josina e o Diretor de Organização, José Frota de Medeiros.


Sobre a Transnordestina, debateu-se que, apesar de sua importância para a economia regional, a obra sofre desde seu início com entraves e situações adversas como a falta de recursos necessários. Gestores afirmam que o Governo Federal pretende repensar investimentos na obra. Por esse motivo a bancada defendeu que é necessário um esforço conjunto dos vários atores políticos da região em sua defesa, com uma comissão permanente de acompanhamento do assunto.  


A necessidade de recursos e investimentos na região foi reforçada também por meio da emenda ao Projeto de Lei Orçamentaria Anual (PLOA) para 2017, apresentada pelo líder da bancada, deputado Júlio César (PSD-PI), que prevê a permanência do montante previsto para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Na proposta atual houve uma redução de 76% dos recursos do Fundo que sairiam de R$ 2, 022 bilhões em 2016 para pouco mais de R$ 480 milhões em 2017. Sobre o assunto a AFBNB encaminhou ofício à bancada nesta semana (Veja carta).


Para a AFBNB, a importância do encontro se configura pela discussão permanente da temática, desafios e pautas pertinentes à região e a viabilização de políticas que visam seu desenvolvimento.


Mais informações sobre a reunião em https://www.brasil247.com/pt/247/piaui247/269294/Estados-tentam-verba-para-a-Transnordestina.htm


 


AFBNB ao lado dos trabalhadores


Gestão Autonomia e Luta           

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome