Artigo: 35 anos de AFBNB é sinônimo de luta coletiva e respeito à democracia – Por Rita Josina Feitosa

32
  • Por Rita Josina Feitosa
    Diretora-presidente da AFBNB 

Celebrar os 35 anos da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB) é um grande marco na trajetória dessa Instituição que foi criada num momento de muitos desafios para o país, embora também um momento de grandes expectativas, que foi o período de redemocratização do Brasil e de elaboração da Constituição Cidadã de 1988. A AFBNB estava inserida nesse debate.

Pela força, pela vontade, pela luta dos trabalhadores do Banco criou-se em 1986 essa entidade que tem conquistado grandes feitos em uma importante atuação ao longo desse tempo, sempre presente no dia a dia dos trabalhadores, nas diversas ações junto aos parceiros, aos diferentes segmentos da sociedade e em uma importante interlocução em defesa do BNB enquanto instituição de desenvolvimento, do FNE, do fortalecimento das instituições públicas e dos trabalhadores.

Cada um que passou pela Associação – cada trabalhador do Banco do Nordeste e cada trabalhador de um modo geral com quem estivemos dialogando – construiu um importante momento de descoberta, de conquista, de debate, de inquietações guiados por um mesmo ideal de justiça social, de desenvolvimento regional, da certeza de que a luta se constrói no dia a dia e essa luta se transforma porque os desafios também se modificam.

A conjuntura é sempre muito desafiadora e agora, mais recentemente, a ideologia que se impõe em defesa do capital, da redução da atuação do Estado e da retirada de direitos conquistados arduamente pela classe trabalhadora exige da AFBNB mais do que nunca que esteja atenta e atuante no enfrentamento dessas lutas. São grandes questões que dizem respeito à própria sobrevivência dos trabalhadores e de toda uma nação. Então, nesse contexto de pandemia e de ataques, diante de um governo e de uma conjuntura nada favoráveis, a AFBNB está presente sem desanimar, buscando cada vez mais encontrar novas oportunidades de se organizar e de construir uma trajetória vitoriosa com a colaboração de todos e todas que compartilham conosco o sonho de um Nordeste melhor.

Seja agindo administrativamente, seja discutindo politicamente nas agendas institucionais ou juridicamente, a atuação da AFBNB nas mais diversas frentes faz com que a entidade se fortaleça, se reconstrua e encontre novos caminhos, baseados no diálogo, na troca e no aprendizado tanto com os trabalhadores e associados da ativa quanto aposentados, pois o que nos aproxima é aquilo que um dia nos uniu e nos originou: a defesa do BNB e o reconhecimento do Banco como o maior banco de desenvolvimento da América Latina! E isso pressupõe a valorização de cada trabalhador que já passou pelo Banco.

Parabéns aos trabalhadores do Banco que fizeram e fazem da AFBNB esse espaço democrático e de construção permanente do diálogo, transparente, sério e comprometido com as causas coletivas! Parabéns aos representantes que ao longo de 35 anos construíram essa história, pautando e cobrando com zelo e respeito as pautas dos trabalhadores durante as 56 edições de Reuniões de Conselhos de Representantes! Parabéns à incansável equipe da assessoria que acompanha de perto e encaminha com profissionalismo as mais específicas atividades da luta! Parabéns aos ex e atuais diretores e conselheiros que fazem do seu dia a dia palco de defesa dos associados!

Nossa gratidão a todos aqueles e aquelas que de alguma forma contribuíram e contribuem para que a AFBNB siga firme e forte em seus propósitos. Vida longa aos trabalhadores do BNB, vida longa à AFBNB!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome