AFBNB 35 anos: a força para as lutas se renova a cada dia

72

Neste dia 4 de fevereiro a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), fundada em 1986, completa 35 anos de sua jornada. Uma história calcada nas diversas lutas históricas travadas nos mais diversos âmbitos, seja político ou trabalhista, mas sempre com o foco na defesa do Banco do Nordeste, de seus trabalhadores e do desenvolvimento regional.

A AFBNB carrega em seu DNA a mobilização das ruas que levou à redemocratização do país ao longo dos anos 1980, sendo logo no seu início responsável por uma grande conquista do povo Nordestino: a criação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) no bojo da Carta Magna de 1988. Imprescindível recurso, é um dos mais importantes para o BNB em sua área de atuação e tem impactado positivamente na aplicação dos investimentos.

Para se ter uma ideia, em 2020 as contratações em micro e pequenos negócios ultrapassaram a marca de R$ 4,6 bilhões com recursos do Fundo e demais fontes do Banco, o que representou incremento de 26,7% nas aplicações em comparação ao ano anterior.

Em um ano como o de 2020 em que o advento da pandemia trouxe um cenário totalmente atípico para a vida de todos os brasileiros, o serviço público demonstrou sua importância fosse na saúde ou no repasse do crédito. Nesse cenário, a AFBNB reiterou a importância do papel crucial de um banco de desenvolvimento como o BNB e o aumento de seus investimentos mesmo e, sobretudo, em uma situação tão adversa!

São diversas as lutas travadas ao longo das décadas, seja no acompanhamento de demandas históricas como isonomia, reposição de perdas salariais, convocação de concursados, reintegração dos demitidos, seja no campo de demandas pontuais, ou mesmo na área jurídica, a AFBNB sempre está presente nos debates e diálogos com os trabalhadores e as gestões.

Nesse sentido ganha destaque o papel do representante de base da AFBNB, sempre atuando nas diversas áreas em que o Banco do Nordeste está presente, elo importante nas discussões com os trabalhadores nas unidades e nos encaminhamentos do conselho de representantes que já chegou a quase 60 edições.

Portanto, celebrar 35 anos significa conhecimento de estrada, de jornada de lutas e de mobilizações e muita disposição para seguir diante de uma conjuntura desafiadora e de um período para múltiplas ações. Parabéns à AFBNB e a cada associado que acredita na força do coletivo para a superacão dos desafios e para a mudança das condições de vida. Vida longa à AFBNB para continuar a postos para a luta de cada dia, em defesa do BNB e de seus trabalhadores!

Ao longo do mês, em celebração aos 35 anos da AFBNB, divulgaremos mensagens, artigos, fotos históricas que remetem à trajetória de lutas da Entidade. Para participar, entre em contato pelo email comunicacao@afbnb.com.br 

Leia textos sobre o assunto

Artigo: 35 anos de AFBNB é sinônimo de luta coletiva e respeito à democracia – Por Rita Josina Feitosa

Opinião – AFBNB, um marco na organização dos trabalhadores! Por Agnaldo Honório Barbosa

Opinião – Sigamos firmes na luta! – Por José Frota de Medeiros

Opinião – “Um Outro Mundo é Possível” – AFBNB e InsTI dão provas disso – Por Gláucia Lima

Opinião: AFBNB – estamos aqui! – Por Edilson Rodrigues (Mamão)

Opinião – AFBNB, 35 anos: testemunho de uma entidade imprescindível – Por Dorisval de Lima

AFBNB 35 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome