Artigo – Em defesa do BNB

13

É de se lamentar nos depararmos, mais uma vez, com notícias de que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está envolvido em disputas políticas e tentativas de desmonte. Já não bastasse o absurdo de uma das maiores instituições financeiras que temos no Brasil e tão relevante para a economia da nossa região estar sem presidente deste setembro do ano passado, após a saída – na minha visão, errônea – de Romildo Rolim, agora descobrimos das intenções por parte do presidente do Partido Liberal (PL), expoente do Centrão e aliado do Governo Federal, Valdemar Costa Neto, de alterar o estatuto do banco e também de torná-lo uma subsidiária da Caixa Econômica Federal, enfraquecendo sua atuação.

Me causa grande indignação supor que um banco que é indutor da geração de emprego e renda, um dos maiores operadores de microcrédito da América Latina e propulsor do desenvolvimento no Nordeste sofra tais ameaças. Basta observar os números dos últimos anos para entender quão insensata é essa movimentação. Desde o início da pandemia do Coronavírus, que representa um período de fragilidade econômica em todo o mundo, o BNB atuou de forma essencial, tendo desembolsado mais de R$ 15 bilhões em operações de microcrédito, somente em 2020, e garantindo a manutenção de mais de 1 milhão de empregos.

Está claro que o desmonte do Banco do Nordeste representa uma disputa inconsequente por poder, que reflete no enfraquecimento da economia nordestina. Como cidadão cearense e parlamentar, representante da nossa gente, jamais irei me calar diante disso. A Frente Parlamentar em Defesa do BNB, que criamos em 2019, vai seguir vigilante e atuante contra este absurdo. Peço também atenção e empenho dos meus pares, que sei que também reconhecem a importância da instituição para nosso estado. Vamos seguir firmes, sempre em defesa dos cearenses, pelo mantimento e valorização do BNB e, acima de tudo, e pelo fortalecimento do Nordeste.

Danniel Oliveira é deputado estadual (MDB/CE) e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do BNB da AL-CE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome