Pequenos produtores rurais poderão contar com uma linha de crédito do Banco do Nordeste (BNB) para implantar sistemas de micro e mini geração de energia solar, o Agroamigo Sol. Empreendimentos localizados nas regiões do Semiárido têm direito a bônus de adimplência e outras vantagens. As operações autorizadas são de até R$ 15 mil.
A linha será lançada esta quarta (24). O montante pode ser utilizado para realização de obras como sistemas de irrigação, bombeamento e dessalinização de água, eletrificação de cercas, entre outros. Além de beneficiar as propriedades rurais, a micro e minigeração de energia limpa também beneficia a economia das cidades do Interior do Nordeste, segundo o BNB, porque reduz os gastos de comerciantes com energia.
“O Agroamigo Sol é uma importante ferramenta na missão do BNB de contribuir para a melhoria de vida das pessoas no campo, celeiro de grande parte dos alimentos que são consumidos no País. Com essa linha, os produtores rurais passam a ter acesso facilitado à geração de energia solar, garantindo uma produção ainda mais competitiva e ambientalmente mais correta”, avaliou o superintendente de Microfinanças eAgricultura Familiar do BNB, Alex Araújo.
A linha faz parte dos produtos do Agroamigo, dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O Agrogroamigo já beneficiou 1,7 milhão de produtores no Nordeste e no norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Foram mais de 3,7 milhões de operações contratadas desde a criação do programa, que totalizam R$ 10,3 bilhões em crédito concedido.
Source: SAIU NA IMPRENSA – 400