Brasília: AFBNB cumpre agenda institucional em defesa do Nordeste e do BNB

239


No período de 15 a 17 de setembro, em mais uma agenda institucional em Brasília, a AFBNB cumpriu diversos compromissos firmados ainda no Seminário “Nordeste: Sem Ele não há Solução para o Brasil”. Representada pelos diretores Alci de Jesus e José Frota de Medeiros, a Associação esteve em interlocução intensa no intuito de reforçar o combate às ameaças sofridas pelos Fundos Constitucionais por meio de projetos que estão sendo pautados no Congresso Nacional com esse fim, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 87/2015, amplamente discutida no evento precitado.



Reunião com o deputado Jorge Solla (PT-BA), em primeiro mandato. (Anexo II da Câmara dos Deputados)


Na terça-feira (15) estiveram em reunião junto ao Ministério da Integração, com José Wanderley Uchôa Barreto, Diretor de Prospecção, Normas e Análise dos Fundos do Ministério, ocasião em que realizaram um apanhado sobre diversas propostas em discussão no legislativo, caso da própria PEC 87/2015 e do PL 532, sobre a qual a AFBNB já participou de uma audiência na última semana na própria Câmara.


Na reunião foi discutida ainda a proposta da AFBNB em relação a uma proposta de PEC do Recorte Regional. Estiveram também no Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara, no qual a Associação objetivou, além de conhecer o espaço, propor aos parlamentares ligados ao Centro a realização de estudos e debates que tenham o Desenvolvimento Regional como eixo central de tais pesquisas. Ainda na terça, visitaram a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) tratando junto ao seu presidente, Lourenço Ferreira, de assuntos de interesse dos funcionários do BNB no tocante às questões coletivas, como a liberação dos diretores da AFBNB no Acordo Coletivo de Trabalho e as ações judiciais que estão em cursos com articulação da Associação, entre outros temas.



Reunião com presidenta da CINDRA, Júlia Marinho (PSC-PA)


Na quarta-feira (16), os diretores estiveram reunidos na  Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA ), oportunidade em que dialogaram com a presidente da Comissão, a Deputada Júlia Marinho (PSC-PA). No encontro, entregaram a Carta de Brasília, discorreram sobre a PEC 87/2015 e seus riscos para os fundos constitucionais. A Associação destacou ainda a necessidade de adequação dos PLs 532/2015, tendo em vista sua inconstitucionalidade, e 2125/2015, pela falta de isonomia no direcionamento de percentual específico para repasses aos bancos cooperativos e centrais de cooperativas. 



Entrega da Carta de Brasília ao Governador do Paiuí Wellinton Dias 


Além dessa reunião na CINDRA, na terça e quarta-feiras os diretores estiveram em visitas aos gabinetes das Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comécio – DEIC, presidida pelo Deputado Júlio César (PSD-PI) e na Comissão de Agricultura, presidida pelo Deputado Irajá Abreu (PSD – TO). Também participaram da sessão da Comissão de Agricultura, onde a Associação foi citada na fala do Deputado João Daniel (PT-SE). No Anexo II da Câmara dos Deputados, visitaram diversos gabinetes de parlamentares, como Jorge Solla (PT-BA), Moema Gramacho (PT-BA), Odorico Monteiro (PT-CE), Rubens Pereira Junior (PCdoB – MA) entregando a Carta de Brasília e realizando discussão sobre a PEC do Recorte Regional. Destaca-se que todos os gabinetes dos deputados presentes ao Seminário no dia 18/08 foram contatados, como o do Deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE). Destaca-se também a entrega, em mãos, da Carta de Brasília, ao governador do Piauí, Wellinton Dias e à Deputada Luiza Erundina (PSB-SP).


AFBNB ao lado do trabalhador


Gestão Autonomia e Luta


Source: Notícias – 500

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome