O 23º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB acontece nos dias 6 e 7 de julho, em Salvador. Os desafios são enormes e precisam ser amplamente discutidos pela base.
Antes, serão realizadas as etapas estaduais. Na Bahia, o Encontro Estadual dos Bancos Públicos ocorre no dia 17 de junho. É preciso fortalecer os instrumentos de defesa das instituições e dos trabalhadores.
“No momento em que a ofensiva neoliberal atinge os bancos públicos torna-se preponderante a elevação do nível de organização dos trabalhadores. Lutaremos pela nossa unidade interna neste contexto de luta contra o governo golpista. Arregimentar nossas forças”, afirma o diretor do Sindicato, Antonio Galindo.
Apesar de o acordo coletivo ter validade de dois anos (2016|2018), a luta da categoria não termina. Há muitas pendências no BNB, como o PCR (Plano de Cargos e Remuneração), isonomia de tratamento, dignidade previdenciária, saúde, condições de trabalho, estrutura das agências, trabalho gratuito, quadro de pessoal e convocação dos aprovados em concurso.
Source: SAIU NA IMPRENSA – 400