De Dataprev à Chesf: 5 estatais que poucos conhecem, mas que fazem muito por você

58
5 Estatais que ninguém conhece e o que elas fazem por você

Petrobras, Caixa Econômica Federal e Correios são estatais conhecidas de todos, mas há outras empresas públicas importantes para o Brasil.

O Estado brasileiro conta com diversas empresas estatais para garantir serviços públicos à população. Algumas são bem conhecidas, como PetrobrasCorreios e Caixa Econômica Federal.

Assim como estas instituições, há também outras que são tão importantes quanto, mas que ainda têm seus serviços pouco conhecidos pela população.

Para que você saiba um pouco mais sobre essas empresas, selecionamos algumas estatais do Governo Federal e seus serviços prestados. Confira!

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Dataprev

A Dataprev é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Economia que presta serviços de tecnologia para o Governo Federal. Mais conhecida por processar benefícios previdenciários, recentemente ganhou espaço por dois motivos.

O primeiro foi a promessa de privatização da empresa logo no início do governo Bolsonaro. Ela fazia parte das 17 empresas estatais a serem desestatizadas pelo governo.

Já o segundo motivo se deu durante o início da pandemia de Covid-19, ainda em 2020. A Dataprev atuou como parceira tecnológica no processamento de dados do auxílio emergencial.

O trabalho da empresa consistiu no processamento e cruzamento das informações autodeclaradas pelos cidadãos no portal e aplicativo da Caixa (auxílio emergencial) com os dados constantes nas bases oficiais do governo.

Segundo consta em seu site, a Dataprev é uma empresa que provê tecnologia para os programas estratégicos e sociais do governo. Em outras palavras, ela garante a cidadania por meio da tecnologia.

Atualmente, ela processa o pagamento das pensões e aposentadorias dos brasileiros, bem como do seguro-desemprego. Ou seja, é a responsável pelos sistemas que possibilitam o pagamento de mais de 35 milhões de pessoas. As agências da Previdência Social (INSS) e os postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine) também dependem dela para funcionar.

Eletrobras: O que faz uma das mais conhecidas estatais?

Outra empresa que alguns brasileiros conhecem é a Eletrobras. Entretanto, é possível que boa parte das pessoas não tenham conhecimento de seus serviços, já que diversos estados brasileiros são abastecidos de energia elétrica de empresas privadas.

A Eletrobras é importante pois é responsável por cerca de 1/3 da geração de energia do País. No mesmo sentido, ela é responsável por quase metade da transmissão da energia elétrica por todo o território nacional.

E não é só: a Eletrobras também é responsável por implementar e gerir programas sociais do estado brasileiro, como o Procel​, o Programa Luz para Todos, o Programa Mais Luz para a Amazônia e o Proinfa.​

Chesf

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) é mais conhecida pelas pessoas que vivem no Nordeste brasileiro. O motivo está no nome da empresa pública: ela atua no Rio São Francisco, que banha os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas; além de passar por Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

A Chesf aproveita o potencial do Rio São Francisco para gerar energia elétrica e também transmitir e comercializar. Com seus ​3.913 funcionários, a empresa atende ​54 distribuidoras de energia pelos estados.

Ceitec

Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) é um ilustre desconhecido dos brasileiros. A estatal é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e​ Inovações (MCTI), sendo que seu papel é fomentar a indústria nacional.

Para tanto, a Ceitec projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para diferentes aplicações. Isso é importante pois busca gerar autossuficiência no setor de circuitos integrados, que são usados na indústria de microeletrônica.

Em outras palavras, a Ceitec possibilita que o Brasil desenvolva seus projetos de cidades inteligentes, Indústria 4.0, Agronegócio 4.0 e Saúde 4.0.

CPRM: A menos conhecida das estatais

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais é vinculada ao Ministério de Minas e Energia. O objetivo da estatal é gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, assim como contribuir para melhoria da qualidade de vida e buscar o desenvolvimento sustentável do País.

Para cumprir seus objetivos, a CPRM produz diversos sistemas geocientíficos, além de ter um sistema de alerta de eventos críticos para desastres naturais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome