Debates, deliberações e celebração marcam a 60ª RCR da AFBNB

209

Durante os dias 22 e 23 de setembro a AFBNB realizou a 60ª Reunião do Conselho de Representantes de base da entidade (RCR). O evento, realizado em Fortaleza, contou com a presença de mais de 150 participantes além de convidados, aposentados e representantes do movimento sindical e de outras instituições.

A reunião foi marcada pela troca de ideias e a realização de intensos debates acerca do tema principal do evento: Geopolítica e os Impactos nas Relações de Trabalho, que contou com palestra do professor e economista Fabio Sobral (UFC). Em sua fala Fábio explicou como ao longo do século XX houve uma forte desindustrialização dos países periféricos em favor das potências então dominantes, com endividamento, além da queda da qualidade de vida e da massa salarial dos trabalhadores em várias partes do mundo. Também discutiu sobre as possibilidades do Brasil nesse contexto de mudanças, com a ascensão dos Brics e do chamado G77, apontando a necessidade de mudanças em estruturas como as universidades, nos próprios bancos de desenvolvimento e na mentalidade governamental.

O evento teve a participação ativa dos representantes nos momentos de debates, com a discussão acerca do tema central, mas também sobre os desafios e demandas da base no dia a dia do Banco. Casos de assédio moral, falta de transparência, saúde mental e política de Recursos Humanos do Banco estiveram em pauta.

Representantes dos trabalhadores do Banco nas diversas instâncias tiveram espaço de fala no evento, momento em que prestaram contas de suas atividades e se colocaram à disposição para o diálogo, casos de conselheiros de Capef, Camed, Caref e do Conselho de Ética.

A RCR contou ainda com justa homenagem a representantes que foram contemplados com ação 7ª e 8ª hora GSO, além de momentos culturais, com o artista Klevisson Viana trazendo a tradicional poesia em cordel e Gildomar Marinho, que animou os participantes na noite da sexta-feira com música ao vivo.

No segundo e último dia do evento os representantes, reunidos em grupo discutiram e propuseram iniciativas à Associação a partir do diálogo entre os trabalhadores. Ao todo cerca de 20 proposições foram levadas à Plenária Final, debatidas e devidamente aprovadas. O relatório final com as propostas estará disponível ainda esta semana na aba “documentos”, no site da AFBNB.

Ao final a Diretora-Presidente Rita Josina destacou a importância do evento. “Muito debatemos e concluímos que a geopolítica no BNB é bem complexa. Entre nós, a certeza de que ainda falta muito, mas também a convicção de que somos muitos e somos fortes. Rumo à 61ª RCR, mas até lá nosso propósito de construir sempre mais, sobretudo a organização e a luta por um BNB melhor, por trabalhadores valorizados, por todas as pessoas livres, por melhores condições de saúde e de vida. Por democracia e por soberania. A AFBNB somos todos nós, nossa força e nossa voz!”.

A mesa de abertura e o painel inicial estão disponíveis no canal da AFBNB no youtube.

Confira imagens da RCR

60ª Reunião do Conselho de Representantes

Veja vídeo sobre o evento

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome