No último dia 21 de Setembro a AFBNB publicou nota pela qual deu ciência de ter recebido o parecer da Consultoria Jurídica que a Associação constituiu para realizar estudos acerca do Plano de Previdência-BD/Capef. No documento é apontada a viabilidade do ingresso na Justiça por meio de ações civis públicas (ACPs) para buscar a reparação de danos, conforme aferidos no levantamento realizado, haja vista a constatação de inconsistências na gestão do referido plano de previdência. (veja aqui)
Conforme fez constar na mensagem, a AFBNB reitera a continuidade da luta pela busca da interlocução com os diversos segmentos envolvidos na questão. Assim, após a discussão em Diretoria, o que ocorreu no último dia 21 de setembro, data em que publicou a nota, e conforme consta da mesma, no dia de ontem(27) ocorreu reunião da ‘Comissão de Representantes’, a qual a AFBNB integra, para debater o assunto, na perspectiva e dar andamento de forma coletiva. Assim, ficou o comum entendimento de que não é adequada a publicização do teor do “parecer”, uma vez que do mesmo constam aspectos estratégicos técnicos, jurídicos, negociais e de outra ordem, os quais constituem elementos para uma possível constituição de processo judicial. Sob esse aspecto é mister registrar que o próprio escritório enfatiza a ressalva no documento deva ser trabalhado com o devido sigilo.
Como passos seguintes está sendo agendada uma reunião com o próprio Escritório, da qual a comissão de representantes também participará, bem como com o BNB, cujos ofícios nesse sentido foram encaminhados à Diretora de Administração e ao Presidente do Banco.
A AFBNB segue firme na luta em defesa dos trabalhadores! No caso em específico, pela dignidade previdenciária dos associados e demais participantes.
A respeito da luta pela dignidade previdenciária, comungo com as providências adotadas na expectativa que a demanda judicial a ser implementado possa corrigir as distorções salariais que tanto prejudicado os aposentados.
Como aposentado do BNB só tenho que agradecer toda a luta da AFBNB na dignidade previdenciária.Com muito otimismo espero êxito em todas reinvidicações.