Saúde e Previdência: AFBNB e AABNB participam de encontro com conselheiros da CAPEF e CAMED

86

Nos dias 10 e 11 de junho, uma atividade conjunta promovida pela Associação dos  Funcionários Aposentados do BNB (AABNB) e da Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) reuniu em Fortaleza (CE) conselheiros (as) da CAPEF e da CAMED para aprofundarem temas que impactam as duas coligadas e consequentemente os (as) assistidos (as), no I Encontro de Trabalho dos Conselheiros da CAPEF e CAMED.

Para subsidiar a discussão, apresentando um panorama geral e um resgate histórico dos avanços e ameaças relacionadas à dignidade previdenciária e de saúde dos trabalhadores brasileiros, foram convidados o presidente da ANAPAR, Antônio Bráulio de Carvalho, e a Diretora de Saúde Suplementar da ANAPAR, Francisca de Assis Araújo.

Ambos destacaram os retrocessos vividos no Brasil no que diz respeito à política previdenciária e de saúde nos últimos anos, sobretudo no atual Governo e afirmaram que os planos de previdência complementar fechados e os de autogestão em saúde já estão na mira do presidente e de sua equipe, com vistas a beneficiar o mercado.

Bráulio e Francisca de Assis reforçaram a necessidade de mobilização e união dos trabalhadores frente aos ataques, reiterando que os patrocinadores estão seguindo a cartilha neoliberal vigente.

A tarde do dia 10 e a manhã do dia 11 foram dedicadas às questões específicas de CAMED e CAPEF. Os Presidentes da AABNB, Edson Braga e da AFBNB, Rita Josina falaram sobre as ações de cada entidade acerca do tema, destacando a relevância do evento e sua pertinência. Rita ressaltou as diversas vezes em que as pautas de previdência e saúde foram temas de publicações da AFBNB, fosse em seus materiais impressos, na internet ou por meio de ações jurídicas.

No sábado, foi realizado um debate entre os conselheiros e diretores, com espaços específicos para tratar das pautas de cada caixa. Os participantes tiveram direito à fala e discutiram as questões mais urgentes, assim como as estratégias de luta e como abordá-las de forma adequada.

Para Rita Josina, o encontro foi positivo e a iniciativa oportuna diante das demandas que chegam da base e da conjuntura difícil para a classe trabalhadora, cujas conquistas históricas vêm sendo esfaceladas. “É de grande relevância o diálogo com os conselheiros e sobretudo uma maior aproximação com os eleitos, para que possamos compreender melhor as questões e preparar o debate mais aprofundado com os trabalhadores, no sentido de avançar na luta por uma CAMED e CAPEF fortes. ” Rita destacou ainda a soma de esforços das duas entidades representativas, AABNB e AFBNB.

Ao final do Encontro, os/as participantes elaboraram uma Carta Compromisso que será enviada à Direção do BNB e das coligadas. Confira galeria de fotos abaixo:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome