Defesa da Vida: AFBNB solicita que bancários sejam integrados ao grupo prioritário

191

Na tarde desta terça-feira (30) a AFBNB encaminhou carta aos secretário de saúde de todo o Brasil e aos parlamentares do Congresso Nacional no intuito de solicitar que os trabalhadores bancários também sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

No entender da entidade, a categoria realiza um trabalho que pode ser considerado essencial e que, por seu caráter de atendimento, possui alto risco de transmissibilidade, já tendo vitimado diversos trabalhadores nas agências.

Leia abaixo a íntegra do documento:

Assunto: Inclusão dos Bancários nos grupos prioritários de vacinação – COVID19

Senhor Secretário,

A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) é uma entidade sem fins lucrativos, sediada em Fortaleza(CE) e com abrangência nacional, de representação de trabalhadores do BNB, da ativa e aposentados. Um dos pilares de sua missão é a defesa dos associados, considerando a preservação/ampliação dos direitos e conquistas dos mesmos, o que abrange a saúde, previdência e qualidade de vida.

É fato que o momento pelo qual passamos é deveras delicado, sobretudo para a área da saúde, a qual V.Sa coordena, e que as medidas adotadas pelos estados são baseadas no que consideram mais adequado no enfrentamento da ‘situação de pandemia’. Neste mister é pertinente enfatizar e alertar para o caso dos trabalhadores bancários, cuja atividade é considerada essencial, o que os obriga a permanecerem nas agências, expostos a maior vulnerabilidade e maiores riscos, portanto.

A categoria bancária tem contribuído demasiado para as políticas públicas, no caso dos empregados dos bancos públicos, bem como para a própria economia do país, considerando o conjunto da categoria.

Neste contexto, com base na constatação de que o ambiente bancário se apresenta como vetor do recrudescimento da transmissão do coronavírus, lamentavelmente com o crescimento de casos fatais, a AFBNB ratifica a urgente necessidade da política de vacinação em massa no país. Assim, endossa as diversas iniciativas e frentes de lutas que vêm sendo encampadas nesta perspectiva, em específico no caso dos bancários, pela inclusão dos mesmos no Programa Nacional de Imunização(PNI) na condição de prioritários.

O pleito se justifica, para além do aspecto corporativista em relação à categoria, na luta pelo achatamento das cadeias de contaminação, pela preservação das vidas de todos, incluindo os usuários dos referidos serviços, as respectivas famílias e demais meios, haja vista a cadeia mútua de relacionamento envolvida.
No aguardo da atenção e do retorno favorável que o caso exige, da forma mais breve possível, manifestamos disponibilidade para melhor discussão em torno da demanda.

Cordialmente,

Rita Josina Feitosa da Silva
Diretora-Presidente

Abaixo-assinados

Sindicatos de diversas bases estão realizando abaixo-assinados virtuais pela inclusão da categoria bancária no grupo prioritário para a imunização, a exemplo do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e Sindicato dos Bancários de BH e Região. Para assinar, basta clicar nos links a seguir: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e Sindicato dos Bancários de BH e Região

#Vacinaparatodosjá.   #todosportodos.   #avidaacimdoslucros.  #avidaacimadovoto. #avidaacimadetudo.

1 COMENTÁRIO

  1. AFBNB, parabéns pela iniciativa! Muito importante o interesse da associação com a preservação da saúde dos bancários. Estamos diante de muitas perdas e muito sofrimento! Atos de solidariedade, nos fortalecem…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome