Deputados articulam defesa de instituições no Nordeste

163

Presidentes das assembleias legislativas do Nordeste se reúnem, hoje, em São Luiz, no Maranhão, para tratar de temas relevantes para a região como a defesa das instituições, entre as quais, o Banco do Nordeste (BNB), o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A informação é do presidente da AL do Ceará, deputado José Sarto (PDT).

“São equipamentos muito caros aos nordestinos, e o Governo Federal deveria ser mais generoso com a população como um todo, não se deixando levar por antipatias políticas”, ponderou o parlamentar.

Durante o encontro, conforme Sarto, será debatida, também, a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). A parceria foi firmada no dia 14 de março, também em São Luís, durante reunião do Fórum de Governadores do Nordeste. O encontro contou com a participação do governador Camilo Santana. O pacto federativo e os repasses de recursos federais para os estados nordestinos, assim como a reforma da Previdência, também estarão entre os temas tratados no encontro.

“São pautas de interesse do Nordeste que precisam ser cada vez mais fortalecidas, entre elas, o consórcio dos estados nordestinos que vai permitir a aquisição de bens e serviços de forma mais barata”, explicou.

Este ano, segundo o presidente da AL, já foram duas reuniões visando fortalecer os debates de interesse nordestino. “Com o resultado da última eleição nacional, o Nordeste saiu com olhar pouco generoso por parte do Governo Federal”, avaliou o parlamentar.

A comitiva de parlamentares que irá ao Maranhão será composta pelo presidente, deputado José Sarto, e pelos deputados Walter Cavalcante (MDB), Acrísio Sena (PT) e Danniel Oliveira (MDB). “Todos os colegas não só podem como devem participar dos debates e com o tempo, outros setores devem, inclusive, se somar à Comissão”, disse Sarto ao estender o convite aos demais parlamentares.

Sobre o encontro, o deputado Acrísio Sena (PT) ressalta que o presidente José Sarto assumiu o desafio de visitar o legislativo dos demais estados por entender a importância do diálogo. “Essa ideia nasceu com o ex-presidente da Casa, Domingos Filho, e agora o deputado Sarto retoma sabendo que é de grande relevância debater os assuntos do Ceará, como a importância do Banco do Nordeste, entre outras pautas”, disse.

Dnocs
Já o deputado Walter Cavalcante (MDB) lembra que, além da mobilização em São Luiz, também participará de reunião na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na próxima segunda-feira, em defesa do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

Conforme explicou Walter Cavalcante, os 46 deputados da Casa assinaram pela formação da frente parlamentar em defesa do Dnocs e enviaram cartas para todos os deputados nordestinos. “Nosso objetivo é expandir essa frente para todos os parlamentos nordestinos e evitar que um órgão tão importante para nós seja extinto”, declarou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome