Descaso do governo com o pequeno agricultor

14

A falta de políticas públicas para socorrer os pequenos agricultores, pescadores artesanais e comunidades extrativistas do país pode resultar em falta de comida na mesa dos brasileiros em situação mais vulneráveis. A maioria das famílias produtoras sofrem com os efeitos da crise agravada pelo novo coronavírus.

Há dificuldades de acesso a recursos para continuar produzindo, como o auxílio emergencial. Sem falar da redução de investimento para o setor, que vem acontecendo nos últimos anos. Os preços de vários alimentos sobem devido à queda na produção e escassez.

Enquanto isso, o projeto de lei 886, foi apresentado em 23 de março deste ano, ou seja, no início da pandemia, ainda aguarda votação. A expectativa é de finalmente ser apreciado nesta terça-feira (23/06). Entre as medidas, a aquisição de parcela da produção de pequenos agricultores e pescadores artesanais, por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), agricultora familiar é responsável por 50% a 80% do comércio de alimentos frescos. O segmento inclui camponeses, pastores, pescadores artesanais, silvicultores e extrativistas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome