Diretor da AFBNB Gilberto Mendes Feitosa lança livro em Teresina

317
Diretor regional e autor do livro, Gilberto Mendes

O diretor regional da AFBNB, Gilberto Mendes Feitosa, lançou na última terça -feira (24/1) o seu mais novo livro de poemas, Linha aos Pássaros, no auditório da agência Teresina Centro (PI). O evento contou com a participação do Superintendente do Banco, Diogo Martins; do vereador de Teresina José Venâncio Cardoso Neto; da Diretora-Presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa e do diretor Dorisval de Lima, além de bancários da ativa e aposentados do Banco do Nordeste, Sindicato dos Bancários do Piauí e sociedade em geral.

O livro é uma coletânea de poemas sobre a natureza e as pessoas que cruzaram o caminho do autor, resultado da observação atenta de Gilberto ao cotidiano que o cerca, inspirando-o e marcando sua trajetória.

Superintendente do BNB no PI, Diogo Martins

O Superintendente do BNB parabenizou o autor não apenas pelo livro mas pela história de luta em defesa dos trabalhadores, lembrando da participação na AFBNB e no Sindicato e destacando a importância do olhar de Gilberto para as questões coletivas e para o aprendizado constante. “Faz parte do Banco levar conhecimento para as pessoas. Conhecimento é a moeda do mundo! A gente precisa diariamente buscar o conhecimento e Gilberto faz isso”.

Diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa

Rita Josina destacou o contexto em que o livro foi produzido e como a arte é fundamental nos processos de superação.  “Esse livro é resultado de muita resistência; momentos difíceis que foram transformados em algo produtivo por Gilberto e Vênus”.  A presidente da AFBNB enalteceu os temas abordados na publicação, os quais considerou imprescindíveis, a exemplo da coragem e da esperança. “Cada página nos faz ver a vida num contexto bonito”, afirmou, agradecendo ao autor pela contribuição a um olhar mais empático e esperançoso a partir da leitura.

Vereador José Venâncio

Durante o lançamento do livro, o vereador de Teresina José Venâncio Cardoso Neto informou de seu interesse em conceder ao autor o título de Cidadão Teresinense a Gilberto Mendes, natural de Floriano (PI), pelos serviços prestados à cidade. A proposta tramitará na Câmara Municipal.

Embora já tenha lançado outras nove obras, Gilberto relembra a ansiedade e a expectativa durante o processo de escrita de Linhas aos Pássaros. “Quando eu me aposentei logo em seguida chegou a pandemia, que foi um processo frustrante e adverso para todos nós. Passei um momento muito difícil de saúde, superado graças à fé e à amizade dos amigos. Foi quando surgiu a ideia de escrever Linhas aos Pássaros, ao rememorar minha infância e o amor aos pássaros”, lembrando dos cascudos que levava dos tios e do avô por soltar os pássaros das gaiolas.

“Cada lançamento que eu faço é uma história diferente, mas o sentido é o mesmo: repassar aos leitores o cuidado e o zelo com a literatura. O livro é para mim como se fosse mais um filho, pela maneira de postulá-lo, positivá-lo e também o cuidado de tratá-lo com muita essência e dento da realidade dos fatos num contexto literário-filosófico”, conclui Gilberto.

 

Obras literárias

Linhas aos Pássaros é o décimo livro de Gilberto Mendes Feitosa, autor também de Sonhos  do Poente; Carrosel do Tempo; Miragem Poética; Crisolpopéia;  Universo, Universo; Jardim dos Rios; Dança das Flores; Entre Sol e Estrelas e Passeio sobre os Sonhos.

Como adquirir

O livro Linhas aos Pássaros pode ser adquirido na Livraria Universitária de Teresina, localizada no shopping Riverside ou pelas redes sociais da loja.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome