Com o tema “Dívida Pública; Saúde dos Trabalhadores e Organização”, a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) realizará a 61ª Reunião do Conselho de Representantes (RCR), nos dias 19 e 20 de abril. O painel principal, aberto ao público na manhã do dia 19 (sexta-feira), será com Rodrigo Ávila, economista da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) e Mestre em Desenvolvimento e Agricultura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Ainda no primeiro dia, no período da tarde, as discussões serão em torno da saúde dos trabalhadores e organização, em mesas distintas, com enfoque para a realidade no BNB, relações de trabalho; importância da organização dos trabalhadores, lutas da classe, organização por local de trabalho e papel do representante de base para as ações da AFBNB.
O segundo dia da RCR será destinado a debates, socialização de informações e construção de propostas voltadas a questões internas, como condições de trabalho, melhorias e valorização do trabalhador.
O Conselho de Representantes é o órgão deliberativo da AFBNB e sua função, dentre outras, é deliberar sobre o encaminhamento de assuntos de interesse da Associação e dos funcionários do BNB, bem como institucionais e apreciar as reivindicações de funcionários a serem apresentadas à Direção Geral do Banco do Nordeste do Brasil e às demais entidades, instituições e órgãos públicos.
Para Rita Josina, diretora-presidente da AFBNB, cada RCR é única e de extrema relevância para os trabalhadores e para a própria instituição Banco do Nordeste. “Juntar pessoas com pensamentos diferentes, mas imbuídos de interesse coletivo, não tem sido tarefa fácil nesse modelo de sociedade que estimula o individualismo a todo custo. As Reuniões do Conselho de Representantes são espaço de diálogo, trocas, aprendizado e de aprofundamento das relações; um lugar onde se discute o fazer desenvolvimento no BNB, os desafios e melhorias tanto do ponto de vista institucional quanto das relações de trabalho, sempre conectando com os assuntos mais importantes da atualidade, como nesta edição em que discutiremos dívida pública, saúde e organização do trabalhador”.
O evento será no auditório do no Primme Hotel e contará com a presença de mais de 180 representantes da AFBNB, eleitos por seus pares nas unidades do Banco de todos os Estados, além de lideranças sindicais da região.