Uma vitória histórica do Sindicato dos Bancários da Bahia. Por ampla maioria, a assembleia dos substituídos da ação de equiparação salarial do Banco do Nordeste ao Banco do Brasil aprovou, nesta terça-feira (17/10), a celebração de acerto judicial do processo que tramita desde 1988. É o maior acordo feito pelo Sindicato ao longo da história de 90 anos e um dos maiores do Estado.
Após muitas idas e vindas no processo, em todas a instâncias do Judiciário, finalmente os trabalhadores receberão o dinheiro. No total, 488 substituídos, entre funcionários da ativa e aposentados, vão receber R$ 170 milhões.
A assinatura, a ser homologada pela Justiça, ainda não tem data definida. Depois disto e de o BNB disponibilizar o valor, o Sindicato vai disponibilizar informações aos bancários sobre os recibos para os depósitos em conta de cada um dos substituídos.
Importante destacar que o Departamento Jurídico do Sindicato é uma referência em termos de advocacia trabalhista do país. Se destaca nacionalmente por grandes vitórias em ações coletivas e individuais, proporcionando o recebimento de milhões de reais pela categoria ao longo dos anos.