A história de lutas contra as terceirizações e pela convocação dos aprovados em concurso sempre foi uma marca da AFBNB. Hoje, relembramos a participação da entidade em audiência pública sobre o tema, em março de 2011.
Na ocasião, cerca de 100 concursados participaram e esclareceram as questões relativas à terceirização e à falta de convocação pelo Banco dos aprovados no concurso de 2010. A presidente da AFBNB, Rita Josina, esteve presente, assim como os diretores Assis Araújo e Dorisval de Lima, além de parlamentares, deputados e entidades representativas dos trabalhadores.
Em sua fala, Rita abordou o aspecto da precarização do trabalho no BNB e ressaltou a importância da organização do grupo dos concursados que deve se somar à luta da AFBNB por um Banco mais forte, em defesa dos trabalhadores e da região. Reforçou ainda os 25 anos de atuação da AFBNB.
Na audiência a AFBNB se posicionou pela imediata convocação dos aprovados como cumprimento de um direito constitucional inalienável, observando que, além do preenchimento das vagas, trata-se também de uma prova de valorização dos trabalhadores e da própria instituição enquanto indutora do desenvolvimento regional.
Participaram ainda da audiência pública, representantes da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 7ª Região, Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Contas da União (TCU), Defensoria Pública da União (DPU), Advocacia Geral da União (AGU), e familiares dos concursados.