Não é de hoje que a luta pela dignidade previdenciária tem sido pauta da AFBNB; ao contrário, há anos a entidade vem dialogando e buscando estratégias para corrigir os danos causados pela queda brutal da renda previdenciária nos beneficiários do Plano BD, pós gestão de Byron Queiroz/FHC.
Em junho de 2014, por exemplo, a AFBNB criou um abaixo-assinado virtual na plataforma Petição Pública em que disponibilizou um manifesto da Associação sobre o assunto e convidou os trabalhadores do BNB e a sociedade a subscrevê-lo de forma rápida, fácil e segura. Além disso, enviou um abaixo-assinado impresso a todas as unidades do Banco. A estratégia se somava a reuniões e documentos enviados a diferentes segmentos visando encontrar uma solução viável ao problema.
Em 2015, o assunto foi um dos temas da 47ª Reunião do Conselho de Representantes e rendeu depoimentos fortes e emocionantes, fato que reacendeu a convicção de que é necessária uma grande mobilização e união de esforços para que o assunto seja tratado com a urgência e seriedade que requer, tanto por parte do Banco quanto do Governo Federal. Relembre aqui.
Na seção Documentos é possível relembrar um pouco dessa história no Dossiê Dignidade Previdenciária. Clique aqui.
A luta da AFBNB, é constante.
Essa é a minha Associação!