Vitória da Luta! Governo revoga medida que elevou os juros dos fundos constitucionais

223



Seminário sobre a Resolução 4452, promovido pela AFBNB em janeiro deste ano


 


Notícias alvissareiras para a região e para o povo nordestino! Matéria publicada hoje no jornal Valor Econômico afirma que, segundo fontes do Ministério da Fazenda, o Governo deve recuar da decisão do aumento das taxas de juros dos fundos constitucionais, entre eles o FNE, devendo o Conselho Monetário Nacional (CMN) anular a Resolução 4452. A previsão é de que a redução dos juros seja anunciada já na próxima reunião do CMN, marcada para o próximo dia 25.


Desde a edição da medida, a AFBNB se colocou contrária e sempre acreditou na possibilidade de reversão. Assim, não mediu esforços em mobilizar a sociedade pública e civil para esse objetivo. Uma das estratégias adotadas foi tornar público o problema e chamar a atenção dos formadores de opinião para as implicações que a medida traria. Foram publicados artigos na imprensa; entrevistas em meios de comunicação; sugeridas pautas etc.


Outra estratégia foi a mobilização política, com ênfase em Brasília. A Associação fez contatos diretos com parlamentares, especialmente da Bancada Nordestina, e promoveu um seminário em Fortaleza com a presença de diversas lideranças, representantes de entidades de classe, técnicos, funcionários do BNB e parlamentares.


A AFBNB continuará acompanhando esse assunto e não descansará em sua batalha diária de encontrar formas que reduzam as desigualdades regionais, promovam o desenvolvimento e proporcionem melhores condições de vida e trabalho para os trabalhadores do BNB. Defendemos uma política de desenvolvimento com recorte regional e o fortalecimento dos instrumentos que contribuem para o desenvolvimento, como as instituições regionais a exemplo do BNB e dos próprios fundos constitucionais. Essa tem sido  a missão da AFBNB ao longo dessas três décadas, e assim será enquanto persistirem os desafios – que se apresentam de diferentes formas, seja em propostas de compartilhamento de recursos, retirada de recursos ou aumento de juros, como a Resolução 4452 pretendia.


O recuo na Resolução mostra o que já sabemos há muito tempo: com luta, com mobilização e esforço coletivo, é possível alterar a realidade!


Só a luta muda a vida!


A AFBNB ao lado dos trabalhadores

Gestão Autonomia e Luta


Source: Notícias – 400

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome