Em cumprimento à sua missão em defesa dos trabalhadores a Diretoria da AFBNB tem buscado a interlocução com a gestão do BNB permanentemente. Nesta perspectiva tem pautado as questões pertinentes aos trabalhadores do Banco (e cobrado solução quanto às mesmas), em sintonia com as demandas e inquietações destes.
São preocupações de toda ordem: relações e condições de trabalho, direitos e benefícios, negócios e organização interna do Banco, descomissionamentos, ingerência política em processos internos, ocorrências funcionais, Camed e Capef, entre outros aspectos.
Na tarde da última sexta-feira(4) ocorreu mais um momento nessa empreitada, quando a AFBNB cumpriu agenda no Gabinete da Presidência do BNB- reunião com o Presidente e o Diretor da área de pessoal do Banco – representada pela Diretora-Presidente Rita Josina, Diretor Dorisval de Lima e pelo Conselheiro Tércio Sobral.
Na oportunidade os dirigentes da Associação destacaram questões referentes a Recursos Humanos, ocorrências funcionais, pandemia/Covid-19, teletrabalho, Camed, dentre outros assuntos. Mereceu maior destaque o tema “retorno ao trabalho presencial”, haja vista o calendário reiterado pelo Banco por mensagem encaminhada aos funcionários na última quinta-feira (3). Quanto a esta matéria os Dirigentes da AFBNB enfatizaram o desacordo com a medida, diante do quadro grave, muito preocupante e de grande incidência de Covid.
Nesta linha de abordagem fundamentaram o teor do ofício que foi encaminhado ao Banco no mesmo dia sobre o assunto, o qual consta de nota publicada também nesta data (veja aqui), por meio do qual reivindica que só ocorra o retorno aos trabalhos presenciais após a segurança plena, ou seja, após uma política de imunização, com a decretação de não haver mais situação de Pandemia.
O Banco manifestou que as preocupações estão sendo analisadas e que serão tratadas juntamente aos encaminhamentos objeto do acordo coletivo específico a ser assinado na próxima semana. Todavia não foram postos até então os detalhes quanto ao teor do documento. Por fim, o Banco informou que oportunamente emitirá nova mensagem com as orientações pertinentes.
A saúde e a própria vida são o bem maior dos trabalhadores, motivo pelo qual a AFBNB persiste nesta tese. A Associação acompanhará de perto os desdobramentos no sentido de que as questões relacionadas aos funcionários, principalmente os enquadrados no grupo caracterizado como alto risco sejam contempladas adequada e efetivamente.
A vida acima de tudo!
Parabéns!
Nossos agradecimentos aos dirigentes da AFBNB pela preocupação com i quadro de pessoal do Banco. Especialmente no tocante aos riscos da Covid.