Mobilizações marcam atividades da AFBNB em Brasília

119



Encontro com o Deputado João Daniel (PT/SE)


A AFBNB encerrou ontem (11) as atividades da agenda institucional deste mês em Brasília (DF). Nos últimos dias, a ênfase foi dada às articulações no Congresso Nacional junto aos parlamentares visando a participação na 50ª RCR que acontecerá nos dias 2 e 3 de setembro, em Salvador (BA). A RCR é um espaço democrático de debates sobre as questões do Banco, da região e dos trabalhadores, no atual contexto, um espaço de resistência e formação para o enfrentamento aos retrocessos  iminentes no Brasil.  Com esse entendimento, a Presidenta Rita Josina Feitosa da Silva e o diretor Alci de Jesus estiveram em vários gabinetes,  e dentre esses foram articulados 54 deputados nordestinos que têm se posicionado pela democracia e manutenção do estado social.


A sociedade tem vivenciado ataques constantes que vêm de todos os lados, sobretudo na forma de projetos de lei e propostas de emendas à Constituição, nas diversas áreas – mudanças na previdência, flexibilização das leis trabalhistas, privatização das estatais, corte de recursos dentre outras – e exigem dos trabalhadores dos diferentes segmentos uma maior mobilização, participação, unidade e coesão no enfrentamento dessas medidas.


Nesse sentido, a  Associação se soma à luta contra tais projetos, e convida a base a participar ativamente, inclusive reforçando campanhas já existentes como a atual “Se é Público é para Todos”, cujo lançamento no Distrito Federal contou com a participação da AFBNB. A Campanha será lançada no próximo dia 15 em Salvador (BA), dia 16 em Recife (PE), dia 17 em Fortaleza (CE) e dia 18 em Maceió (AL). Os diretores da AFBNB se fizeram presentes também ao lançamento do livro “O Brasil que queremos”, organizado por Emir Sader.


Também ontem (11), a AFBNB se reuniu com o secretário da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, Aldo Matos Moreno, dialogando sobre a utilização  do instrumento a favor dos interesses dos trabalhadores, do Banco e da região. Estiveram ainda no Gabinete do deputado federal João Daniel (PT/SE) tratando de diversos assuntos, entre eles a MP 733/2016 – que trata da liquidação e renegociação de dívidas de crédito rural – que está parada na Câmara com um grande número de emendas. A  Associação acompanha de perto e vê com preocupação a estratégia que deve ser adotada pelo governo, que é a apresentação e aprovação do relatório da forma proposta pelo executivo, sem a remissão das dívidas inferiores a R$ 10 mil.


Para Rita Josina, a certeza é a de que os desafios são intensos e contínuos. “A agenda Institucional, além de necessária, precisa ser constante, pois ainda temos muito a percorrer. Por isso, a AFBNB segue firme na luta”, conclui.



Lançamento da campanha “Se é Público é para Todos”


AFBNB ao lado dos trabalhadores


Gestão Autonomia e Luta


Source: Notícias – 300

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome