22 de março – Dia Mundial da Água. Por Jackson Borges Lima

38

Ontem, 22 de março, Dia Mundial da Água, a data foi comemorada em Traipu-AL, com o fechamento do Museu Ambiental Casa do “Velho Chico”, por tempo indeterminado.

Esse museu foi fundado por nós, em 04/10/2001, por ocasião das comemorações dos 500 anos da descoberta do “Velho Chico”, cujo acervo foi sendo ampliado, ao longo desses 21 anos de existência, com recursos próprios, mas dependente de apoio, público ou privado, para o seu funcionamento, já que é gratuito. Já foi visitado por mais de 150 mil pessoas, na sua peregrinação pela bacia do São Francisco, com passagens por escolas, centros de convenções, shoppings, centros culturais e universidades.

Tratando-se de Brasil, cujo povo idolatra figuras políticas, por paixão ou interesses particulares, é muito natural que o nosso país viva de circo e pão, deixando algumas das nossas carências básicas, sempre na agenda do esquecimento, como cultura e meio ambiente, por exemplo, e principalmente por não arrebanhar votos.

O que nos chama a atenção, nesse episódio, é o fato da aprovação recente, de uma lei municipal, que declara ser o museu um patrimônio IMATERIAL do município.

De fato, sem nenhum apoio, e com a aprovação dessa lei, nada ficou faltando para o museu, mantido aberto durante um ano, com nossos recursos, num dia tão importante para o mundo, tornar-se saudade!!!
Pobre Brasil…

(Antonio Jackson Borges Lima – Fundador do Museu)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome