AFBNB encaminha documento para equipe de transição com propostas para o Nordeste

399

Nesta sexta-feira (11) a AFBNB encaminhou, assim como fez no primeiro turno da eleição presidencial de 2022 a todos os candidatos, o documento “Diretrizes para o desenvolvimento nacional sustentável, com foco no Nordeste e na luta dos trabalhadores” para a equipe de transição do Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

O documento traz estratégias e apontamentos para a equipe com as preocupações da AFBNB para os rumos do Banco e o cumprimento de seu papel constitucional. Com a solicitação de reunião a AFBNB fará a entrega do documento presencialmente logo que possível.

Veja abaixo ofício e a íntegra da cartilha

Fortaleza-CE, 11 de novembro de 2022

Exmo. Senhor

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República Eleito

Governo de Transição

Brasília-DF

Assunto: Diretrizes para uma Política de Desenvolvimento Nacional Sustentável – Solicitação de Reunião

Senhor Presidente,

Primeiramente gostaríamos de parabenizar Vossa Excelência pelo êxito obtido no processo eleitoral de 2022 e desejamos sorte e sucesso na condução do País pelos próximos quatro anos.

A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – AFBNB representa, com 36 anos de história, quase 5 mil associados em toda área de atuação do Banco, incluindo o Norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Trata-se de uma entidade que ao longo de sua trajetória conta com um profícuo histórico de lutas e vitórias em defesa do BNB e da Região Nordeste contra as desigualdades regionais, pela garantia de recursos estáveis para a região e valorização dos trabalhadores.

Por oportuno fazemos referência ao documento “Diretrizes para uma Política de Desenvolvimento Nacional Sustentável”, que foi encaminhado aos candidatos à Presidência por ocasião do primeiro turno das eleições. Referido texto aponta diretrizes que consideramos essenciais para a construção de um plano nacional de desenvolvimento que contemple as especificidades e as potencialidades regionais, tendo sido elaborado a partir de vários outros estudos produzidos pela Associação.

O BNB é o principal Banco de Desenvolvimento da América Latina, com reconhecimentos internacionais pelos seus trabalhos, principalmente em torno do programa de microcrédito, que são em grande parte garantidos pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A reflexão passa, inescapavelmente, por buscarmos o fortalecimento do Banco, bem como estarmos atentos para que possamos blindá-lo contra ameaças à sua integridade, atuando para o aumento de sua capilaridade e a valorização de seu principal patrimônio, os trabalhadores.

Assim, vimos por meio desta solicitar reunião com Vossa Excelência para apresentar o documento (em anexo) no intuito de discutirmos o BNB, na perspectiva da consolidação de um projeto nacional que contemple o recorte regional bem como na estruturação da gestão da instituição nesse novo momento político-econômico do País.

Certos de contarmos com sua atenção, reafirmamos considerações e agradecimentos.

Respeitosamente,

Rita Josina Feitosa da Silva

Diretora-presidente

Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB)

cartilha_presidencia_2022_Versao_Final_2

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome