AFBNB intensifica ações em Brasília

237


A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) está em Brasília cumprindo uma agenda institucional que inclui reunião com parlamentares, acompanhamento de projetos de lei de interesse dos trabalhadores e da região Nordeste e diálogo com entidades da sociedade civil. Os diretores Alci Lacerda de Jesus e José Frota de Medeiros chegaram à capital federal ontem (dia 10) e permanecerão até amanhã (12).


Dentre as atividades estão a definição, com os relatores dos projetos de Lei de reintegração dos demitidos e da Isonomia de tratamento para os trabalhadores dos bancos federais, da estratégia para condução dos trabalhos nessa sessão legislativa, agora que foram formadas as Comissões permanentes no Congresso Nacional; a articulação para a realização no segundo semestre de 2015, no Congresso Nacional, do seminário “Nordeste, sem ele não há solução para o Brasil” e a interlocução com vistas a realizar movimento pró formação de uma frente parlamentar pelo desenvolvimento regional na Câmara dos Deputados.


Na manhã desta terça (10) os diretores estiveram no Gabinete da Presidência do BNB em Brasília, conversando com os funcionários do Banco. Também foram feitos contatos com os gabinetes dos presidentes das Comissões de Constituição e Justiça e Cidadania, de Finanças e Tributação, da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (DEIC) visando a apresentar a proposta da AFBNB com relação aos projetos de interesse da Região, do Banco do Nordeste do Brasil e de seus trabalhadores, e também quanto ao Seminário a ser realizado em agosto próximo no Congresso Nacional.


Neste sentido, ainda ontem, foi realizada audiência com o deputado Júlio César (PSD-PI), cotado para ser o futuro Coordenador da Bancada Nordestina na Câmara dos Deputados, segundo veiculou a imprensa, e já presidente da DEIC. Na oportunidade, a AFBNB apresentou suas propostas no sentido de mobilizar entidades afins de apoio ao desenvolvimento regional, com vistas a demarcar o ano de 2015 como o ano do recorte regional e quanto ao referido seminário em agosto. O deputado aquiesceu com sua participação no Seminário em agosto e a Associação assumiu o compromisso de articular para que outros parlamentares, sobretudo da bancada nordestina, participem desse processo. O deputado Afonso Florence (PT/BA), por meio de seu gabinete, já está prestando apoio à realização do Seminário, inclusive quanto à solicitação do Auditório Nereu Ramos para sediar o evento. 


Nesta quarta-feira, às 15 h, haverá reunião com presidenta da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), com o objetivo de solicitar apoio aos projetos de isonomia (PL 6259/2005) e reintegração dos demitidos do BNB (PL 343/2007), assim como apresentar o documento da entidade já entregue à Presidente Dilma Rousseff, o qual defende que todos os programas, projetos e ações do Governo Federal contemplem a questão regional. 


Durante a agenda em Brasília também está previsto contato com organizações e movimentos de trabalhadores, de base nacional, como a CONTAG e o MST, assim como com a Associação de Servidores da CODEVASF, com vista ao envolvimento no seminário. É fundamental que as entidades de trabalhadores ligados aos órgãos regionais de desenvolvimento se incluam neste processo, assim como é inegável a importância de que tal evento conte com o apoio do próprio BNB. Assim, espera-se que haja reciprocidade nesse momento para que, unindo forças, os objetivos sejam alcançados.


AFBNB ao lado dos trabalhadores


Source: Notícias – 600

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome