AFBNB participa de Encontro com Participantes Capef – Camed

189

A AFBNB participou na manhã do dia 16/9 do Encontro com Participantes Capef – Camed realizado na sede da Caixa de Previdência, em Fortaleza. O evento marcou a retomada dos encontros em formato híbrido e reuniu gestores do BNB, da Caixa de Previdência e da Caixa de saúde, conselheiros deliberativos, entidades representativas (AFBNB e AABNB) além de beneficiários.

A mesa de abertura do evento foi formada pelo diretor administrativo do BNB, Haroldo Maia Júnior, representando o presidente do Banco; pelo diretor presidente da Capef, Ocione Marques Bezerra; pelo diretor presidente da Camed, Agenor Paulino Trindade; pela diretora presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa e pelo presidente da AABNB, José Edson Braga.

Em sua saudação Inicial, Rita Josina falou da satisfação da retomada aos encontros presenciais e relembrou as perdas irreparáveis durante a pandemia, reforçando que mesmo em meio à intempérie a AFBNB seguiu e continua resistindo e traçando novos horizontes. Rita destacou as demandas da base, desde questões pontuais, fáceis de serem resolvidas, a outras mais complexas que precisam ser questionadas juridicamente, destacando que em todas elas o intuito da Associação é fortalecer as caixas de previdência e de saúde do Banco do Nordeste. “A Camed e a Capef são um orgulho para nós, mas podem melhorar. Estamos aqui para ouvir o que está bom mas também para nos debruçarmos sobre os desafios e pensarmos coletivamente como avançar para que as caixas possam atender os trabalhadores da ativa e aposentados sempre da melhor forma possível”, afirmou.

Os representantes da Capef Ocione Marques, Sérgio Clark e Fran Bezerra apresentaram dados sobre os planos BD e CV; falaram sobre os impactos da pandemia sobre as metas atuarias; mostraram gráficos de rentabilidade e anunciaram novidades como a redução da taxa de administração dos planos e a alteração do estatuto, atualmente na PREVIC.

Os representantes da Camed Agenor Paulino, Emanuela Faheina, Mário Hermógenes Pinto e Phillipe Brandão por sua vez apresentaram as informações relativas à Camed Saúde e Camed Corretora, destacando o papel essencial da primeira durante a pandemia e avanços mesmo em situações adversas, como a implantação da telemedicina, o esforço para a expansão do credenciamento no interior e a qualificação do atendimento nos grandes centros, a telepsicologia e as ações de prevenção desenvolvidas.

No debate, as intervenções abordaram sobretudo a situação dos benefícios do plano BD e questionamentos acerca do descredenciamento de profissionais de saúde. Dorisval de Lima, diretor de comunicação da AFBNB, reiterou a necessidade de uma solução viável e urgente que resolva o problema da renda previdenciária de quem está na ativa e não se aposenta devido à queda abissal nos rendimentos que passarão a receber da Capef. Quanto à alteração do Estatuto em curso, enfatizou a necessidade da transparência e participantes dos beneficiários. O diretor relatou também as principais reivindicações da base, repassadas à Associação durante as agendas regionais: melhoria no convênio de reciprocidade e na rede credenciada.

Para a AFBNB, os encontros com participantes são momentos de troca e de apropriação de informação por parte dos assistidos. A Associação acompanha de perto as Caixas, por considerá-las importantes ferramentas da política de recursos humanos do BNB, e está sempre disposta a contribuir nas discussões e debates que visem aprimoramento de processos e a melhoria no serviço prestado aos trabalhadores da ativa e aposentados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome