Brasília – agenda institucional da AFBNB tem reunião em Ministérios, na Câmara Federal e com trabalhadores

214

A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) esteve nesta terça-feira (23/5) em Brasília em uma agenda institucional intensa, que incluiu reuniões em Ministérios (Desenvolvimento Social-MDS e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA); na Câmara Federal; participação em atividade da Auditoria Cidadã da Dívida e interlocução com os trabalhadores do Gapre-BNB no Distrito Federal.

Ministérios – A diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa, e os diretores Dorisval de Lima e Tércio Sobral iniciaram as atividades em reunião com José Henrique da Silva, Diretor de Financiamento, Proteção e Apoio à Inclusão Produtiva Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Na ocasião, discutiram sobre a necessidade de melhorias e celeridade no crédito destinado à agricultura familiar e de fortalecer o BNB enquanto instituição de desenvolvimento da região Nordeste, com ênfase para a redução dos entraves legais. Além disso, entregaram ofício contendo pontos que a AFBNB considera relevantes para otimizar o desenvolvimento do país e a superação das desigualdades.

À tarde, os diretores da Associação estiveram no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com o Secretário Nacional de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, e o Diretor do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho, Alison Ramon Santos e Silva. Na pauta, a defesa da AFBNB por melhorias nas condições de funcionamento, eficácia e eficiência do Banco do Nordeste, visando o cumprimento da missão para a qual foi criado, inclusive com protagonismo no modelo de política de inclusão a ser colocada em vigor pelo Governo Federal. Para isso, a AFBNB reforçou a necessidade do Banco ser incluído nos conselhos, instrumentos e fóruns de políticas públicas que estão sendo retomados, a exemplo do Café da Manhã da Bancada Nordestina na Câmara Federal.

Parlamento A AFBNB visitou gabinetes e se reuniu com o deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI), coordenador da Bancada federal do Piauí, com os quais pautou a importância do BNB, o fortalecimento da instituição e de seus mecanismos de crédito e entregaram o documento “Diretrizes para o Desenvolvimento Nacional Sustentável”.

Solenidade Auditoria Cidadã da Dívida Pública – Outra atividade foi a participação no lançamento da Cartilha “Auditoria da Dívida Pública: Ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, na Câmara dos Deputados. O documento foi produzido pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública – colegiado que integra entidades de todo o Brasil, a exemplo da AFBNB – e durante o lançamento discutiu-se sobre os limites fiscais do orçamento público e a relação da dívida com o novo arcabouço fiscal. Essa pauta tem sido acompanhada pela AFBNB por impactar na ação de crédito do Banco e nas condições de vida dos trabalhadores.

BaseDando prosseguimento à agenda, a AFBNB se reuniu com os trabalhadores do BNB no Gapre-DF, em um momento de interação, demandas, socialização de ações institucionais da entidade e esclarecimento de dúvidas sobre as pautas da Associação.

Para Rita Josina, a agenda foi importante e produtiva. “A ação institucional junto aos diferentes segmentos – executivo, legislativo, sociedade civil organizada – traduz a inserção permanente da AFBNB e de sua diretoria em importantes espaços de decisão e de construção de políticas públicas. O que nos move é um BNB forte, com políticas estratégicas definidas, com trabalhadores reconhecidos e valorizados e com condições de contribuir efetivamente para a melhoria das condições de vida para todos”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome