Capef promove Seminário para discutir cenários e perspectivas dos investimentos para 2017

236


Para participar, os interessados deverão informar nome e telefone para o e-mail comunicacao@capef.com.br.


A Capef (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil) promoverá, nos dias 10 e 11 de novembro, a 23ª edição do Seminário de Investimentos, no miniauditório do BNB/Passaré, em Fortaleza/CE.


O evento tem como objetivo reunir especialistas de instituições financeiras com os Participantes, conselheiros e profissionais de investimentos da Entidade, a fim de discutir o desafiador cenário econômico previsto para 2017 e traçar a Política de Investimentos dos planos administrados pelo fundo de pensão para o próximo ano.


Para participar, os interessados deverão informar nome e telefone para o e-mail comunicacao@capef.com.br.


Sobre o 23º Seminário de Investimentos


Considerado importante instrumento de governança da Capef, o Seminário de Investimentos é, de acordo com seus dirigentes, uma das principais ferramentas para a boa gestão dos investimentos dos planos da Entidade, haja vista os excelentes resultados alcançados nos últimos anos, mesmo em um cenário econômico desfavorável.


 


Para exemplificar, o Plano CV I da Capef foi o mais rentável em 2015 na categoria de Contribuição Variável, segundo ranking elaborado pela ADITUS Consultoria Financeira. Já o Plano BD obteve o sexto melhor resultado entre os planos da modalidade de benefício definido no mesmo período. Até o momento em 2016, ambos os planos estão superando a meta de rentabilidade do ano.


 


“Essa recorrente boa performance das aplicações observada nos últimos anos demonstra que o modelo de gestão compartilhada da Entidade tem surtido resultados positivos. Torna-se cada vez mais evidente que as decisões tomadas em conjunto tendem a trilharem caminhos mais exitosos do que aquelas tomadas individualmente”, observou a diretora presidente, Zilana Ribeiro. “Por isso, temos tido a preocupação de incentivar nossos Participantes a conhecerem e participarem ativamente da gestão dos seus recursos, por diversos meios, e um deles é o Seminário de Investimentos”, completou.



PROGRAMAÇÃO


Dia 10/11/2016


Durante o primeiro dia, quem realizará a palestra inicial, a partir das 9h, será o Secretário-Adjunto da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, José Edson da Cunha Junior. Na oportunidade, ele trará uma reflexão sobre as perspectivas do sistema previdenciário brasileiro e os desafios na gestão dos fundos de pensão.


Em seguida, ainda pela manhã, será realizado o painel “Cenários Macroeconômicos para 2017”, apresentado por especialistas do Itaú Asset e Bradesco, e moderado pelo Economista-Chefe do Banco do Nordeste, Luiz Alberto Estevez.


Na parte da tarde, teremos o painel “Alocação dos Investimentos no Cenário de Queda de Taxa de Juros”, ministrado por profissionais convidados da Vinci Partners, Bozano Investimentos e Rio Bravo, com moderação do diretor Financeiro e de Crédito do BNB, Romildo Carneiro Rolim.


 


Para finalizar a agenda do primeiro dia, o Diretor-Superintendente substituto da PREVIC, Esdras Esnarriaga Júnior, apresentará a palestra “Novo Modelo de Supervisão em Fundos de Pensão”, com foco na gestão dos investimentos.


 


Dia 11/10/2016


A partir das 9h do dia 11 de novembro, será realizada a apresentação “Precificação e Solvência em Fundos de Pensão”, ministrada por Silvio Renato Rangel Silveira, Diretor-Superintendente da Fundação Itaipu-BR de Previdência e Assistência Social, membro do Conselho Deliberativo e da Comissão Técnica Nacional de Investimentos da Abrapp.


Em seguida, as palestras e discussões programadas terão como foco decisões de interesse interno da Entidade. Por isso, será aberto apenas para os Participantes da Capef.


 


Transmissão em tempo real


Para aqueles que residem fora de Fortaleza/CE, ou que não puderem comparecer ao Passaré por outros motivos, informamos que as palestras serão transmitidas em tempo real pelo site da Capef: www.capef.com.br.



 


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO.


 


Serviço:

23º Seminário de Investimentos Capef


Data: 10 e 11 de novembro de 2016

Local: Miniauditório do BNB Passaré – Fortaleza/CE (Av. Dr. Silas Munguba, 5700)

Horário: a partir das 09h

Como participar: Confirmar presença pelo e-mail comunicacao@capef.com.br.

Sobre a Capef

Fundada no dia 8 de março de 1967, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – Capef possui mais de 12 mil Participantes e administra um patrimônio de aproximadamente R$ 4 bilhões,  ocupando o 30º lugar entre as 268 Entidades Fechadas de Previdência Complementar associadas da ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, classificando-se como o segundo maior Fundo de Pensão do Norte e Nordeste.


Seus Patrocinadores são: o Banco do Nordeste do Brasil S.A. – BNB, na condição de Patrocinador Fundador, a Caixa de Assistência dos Funcionários do BNB – Camed e a própria Capef.


Atualmente, a Capef administra um Plano do tipo Benefício Definido (BD) e um Plano de Contribuição Variável (BD + CD), aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) em março de 2010, destinado inicialmente aos funcionários do BNB e da própria Capef.


 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome