Denúncias de irregularidades – Mais uma vez BNB é manchete, lamentavelmente

252


O jornal cearense O Povo estampou na capa de sua edição de domingo a seguinte manchete: “Empresa de doleiro envolvida em escândalo no BNB”. A matéria trata da denúncia de diversas irregularidades em empréstimos a empresas na iminência de falir, algumas citadas na operação Lava Jato.


A apuração do Ministério Público se deu a partir de uma denúncia anônima e conforme a matéria “o MP-CE aponta ‘provas irrefutáveis’ de esquema que garantia empréstimos ‘astronômicos para empresas falidas’. Conforme a ação, o recurso era autorizado após ‘análise irreal’ de risco de diretorias do órgão, que omitiria dados e atestava como confiáveis empresas quebradas ou em estágio pré-falimentar”, entre os anos de 2008 e 2011. Leia a matéria na íntegra aqui,   aqui  e aqui.


É lamentável que toda uma história em prol do desenvolvimento de uma região e da produção de conhecimento técnico – referência positiva da instituição BNB e de seu quadro de funcionários – seja maculada pela atitude de alguns, sem compromisso algum com a missão do Banco e com os recursos públicos geridos pela instituição. No entendimento da AFBNB, parte disso se dá pela maneira nada adequada como são preenchidas determinadas funções não só no BNB, mas também em outras instituições, com o apadrinhamento político se sobrepondo ao conhecimento técnico e ao compromisso com os órgãos, o que deixa as instituições vulneráveis a esse tipo de acontecimento.


A Associação apoia as investigações sobre todas e quaisquer denúncias, e exige a responsabilização e punição exemplar dos envolvidos, como tem procedido diante desses casos, tendo, inclusive, sido coautora de denúncia semelhante (relembre aqui).


A entidade reitera o respeito ao corpo funcional do BNB, composto por mulheres e homens dignos, trabalhadores sérios, honestos, competentes e dedicados à missão do Banco, não cabendo aos mesmos a responsabilização de atitudes ilícitas de uma minoria ínfima que não honra a missão do Banco nem se pauta pelos princípios constitucionais quanto às boas práticas da gestão pública.


Por respeito ao BNB e aos trabalhadores!

Apuração com isenção e punição com justiça já!


A AFBNB ao lado dos trabalhadores

 Gestão autonomia e luta


Source: Notícias – 400

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome