Opinião – “Um Outro Mundo é Possível” – AFBNB e InsTI dão provas disso

46


Por Gláucia Lima – Presidenta do Instituto Tonny Ítalo – InsTI

Era 15 de janeiro de 2015. O Fórum de Mulheres no Fisco – FMFi (leia-se “femefi”) se reunia para traçar seu plano de ações anual. Quando ouço Rita Josina perguntar por meu “bebê”. Ela leu neste dia as minhas felicitações ao meu filho primogênito, que completava 28 anos. Eu dizia na postagem que não imaginava meu “bebê” etc. e tal. Rita pensou que eu estivesse grávida. Eu não sabia que estava… Dali a treze dias, meu filho nascia no Céu…

A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB) criada em 1986, mesmo ano em que Tonny Ítalo (15/01/1987 – nascimento) era gestado. Depois do seu falecimento (Tonny Ítalo foi assassinado por tiros em tentativa de assalto e teve morte cerebral em 28/01/2015), família, amizades e colegas de trabalho uniram-se e criaram o InsTI – Instituto Tonny Ítalo. Ali, naquele 26 de julho do mesmo ano 2015, nascia e se concretizava um sonho de seu mentor sob o apoio e participação da AFBNB nas pessoas de seus funcionários e gestores.

Eram momentos difíceis em nossas vidas pessoais. Mas, as lutas nos tirando do “luto”, ou abrindo uma pausa, põe-nos no verbo lutar, #Luto!

Momento desafiador, como este, que atravessamos no Mundo, especialmente em nosso País. Além da Pandemia, o desafio pra manter acesa a chama da democracia, da solidariedade e da Justiça Social. Lutar por nossas bandeiras, hoje em dia e como sempre, é lutar pelo bem comum da sociedade. Igualmente, sem perder o foco nas demandas da categoria bancária e do fortalecimento das instituições públicas, tão vilipendiada no Brasil atual. Os desafios e lutas se amoldam ao seu tempo. E, a AFBNB sempre teve um olhar sensível e cuidadoso com as tradições e costumes regionais, bem como de apoio e incentivo à cultura e as artes.

Neste ponto, a AFBNB sempre se colocou atenta às causas da humanidade e da sociedade brasileira como um todo.

À frente, nesta marcha social, representante da classe trabalhadora do maior banco de desenvolvimento da América Latina, está a AFBNB, compartilhando conosco o sonho de que “um outro mundo é possível”! Um mundo saudável, alegre e com #VacinaJáParaTodes.

Assim pois, inspirada nas palavras de sua diretora-presidente (Rita Josina Feitosa), toda nossa gratidão a aquelas pessoas que de alguma forma contribuíram com o nascimento do InsTI e contribuem para que o Instituto siga firme e forte em seus propósitos. Vida longa às trabalhadoras e trabalhadores da Associação de Funcionári@s do BNB, parabéns pelos 35 anos e vida longa à AFBNB!

Por Gláucia Lima – Presidenta do Instituto Tonny Ítalo – InsTI

(livre inspiração no Artigo: “35 anos de AFBNB é sinônimo de luta coletiva e respeito à democracia”  de autoria de Rita Josina Feitosa- Diretora-presidente da AFBNB)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome