Às vésperas do final do ano, o PL 1043/19, que permite a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos está na pauta da CDC (Comissão de Defesa do Consumidor) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (30/11). Novamente os bancários precisam estar mobilizados para barrar mais este ataque ao seu descanso.
Para pressionar e retirar o projeto de lei de pauta, a categoria e todo movimento sindical estão em contato com parlamentares da CDC, porque ainda terão três reuniões da Comissão até o final deste ano. Os bancários precisam usufruir dos finais de semana para descansar da semana de trabalho exaustivo. Ainda mais que a sobrecarga é realidade nas agências pela falta de empregados para atender os clientes.
“Vão tentar aproveitar esse restinho de mandato para passar a boiada. Precisamos estar atentos e mobilizados para barrar mais uma vez esse ataque à categoria”, concluiu o secretário-geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.
As ameaças à jornada de trabalho dos bancários não são novidades, mas todas foram barradas pelo movimento sindical. Além de projetos de lei, a exemplo do PLS 203/2017, as medidas provisórias (MP 881/2019 e MP 905/2019) também tratavam da possibilidade de abertura das agências aos sábados e domingos.