Uma marcante bandeira da AFBNB é a implantação de uma política de Recursos Humanos transparente e com isonomia, considerando todos os funcionários, de todas gerações, áreas e localidades no âmbito do Banco do Nordeste do Brasil – BNB. Com este intuito a Associação sempre fez constar em suas pautas a reivindicação de um sistema que estabeleça esses princípios e que de fato seja praticado; que não passe de projeto, sistema e/ou retórica.
Por mais que haja manifestações do Banco de que se pauta nesta perspectiva, lamentavelmente nem sempre é o que se faz refletir na prática, pois recorrentemente chegam registros atestando prática contrária. Exemplo disso são os casos de dispensa de funcionários da função em comissão e até mesmo demissão sem a observância de critérios que justifique, como desempenho ou outro que se possa caracterizar como plausível para tal. Um exemplo dessa situação está ocorrendo na agência de Juazeiro (BA), cujos relatos dão conta de que a gestão local está lançando mão de tal prática, o que vem causando um verdadeiro clima de instabilidade, insegurança e consequentemente de terror entre os trabalhadores. (veja aqui)
O fato, que já vem sendo acompanhando pela AFBNB e o sindicato dos bancários local já havia sido abordado antes junto à Direção Geral do Banco, diante da temeridade que o caso traduz, mereceu matéria do sindicato, a qual compartilhamos abaixo, com a denúncia do ocorrido. Ontem a AFBNB mais uma vez encaminhou o assunto para a área responsável com pedido de explicações e no mesmo sentido pautou com o presidente do Banco sobre o assunto, em cuja oportunidade reiterou o desacordo com os procedimentos e cobrou as devidas providências, apuração e reversão dos atos. A valorização dos trabalhadores passa pelo reconhecimento e pelo cumprimento da missão do banco, pelos resultados alcançados e pela solidez de processos democráticos, transparentes e inclusivos na gestão de pessoas.