Relatório endossa ataques e bancários precisam ir à luta

55

O relator da Comissão Mista da Medida Provisória 905, deputado Christino Áureo (PP-RJ), apresentou quarta-feira passada (19/02) parecer favorável à aprovação da MP.

Em seu relatório, o parlamentar endossou os principais ataques à classe trabalhadora, mas – em particular – à categoria bancária, como o aumento da jornada de 6h para 8h; a negociação da PLR sem a presença dos sindicatos; e a autorização para o trabalho aos sábados, domingos e feriados. Neste último item, porém, o relator fez uma alteração, determinando a abertura das agências em locais que não ponham em risco a segurança pública, como “feiras, exposições, shopping centers, aeroportos, terminais de ônibus, trem e metrô”.

Para o SEEB-MA, o parecer da MP 905 foi extremamente prejudicial para os bancários. “Esse relatório poderia ter sido diferente, positivo, caso a Contraf-CUT, representante da maioria dos sindicatos do país, tivesse se juntado à luta para barrar essa medida, assegurando a jornada de 6h e o trabalho bancário de segunda à sexta, como hoje prevê a lei. No entanto, esses pelegos preferiram assinar um acordo aditivo com a Fenaban, que só garante esses direitos até 2020” – avaliou o diretor do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.

De acordo com Christino Áureo, o parecer deve ser votado na Comissão Mista depois do Carnaval, com previsão de ir para o Plenário da Câmara na primeira semana de março. Diante disso, o SEEB-MA convoca todos os trabalhadores, em especial, os bancários a enviarem e-mails aos deputados federais exigindo a retirada desses ataques do texto da MP, respeitando o direito histórico à jornada de 6h conquistado com muita luta pela categoria.

Pressione os deputados federais do Maranhão para se posicionarem contra a MP 905: dep.andrefufuca@camara.leg.br dep.aluisiomendes@camara.leg.br dep.biradopindare@camara.leg.br dep.edilaziojunior@camara.leg.br dep.eduardobraide@camara.leg.br dep.gastaovieira@camara.leg.br dep.gilcutrim@camara.leg.br dep.pastorgildenemyr@camara.leg.br dep.hildorocha@camara.leg.br dep.joaomarcelosouza@camara.leg.br dep.juniorlourenco@camara.leg.br dep.juscelinofilho@camara.leg.br dep.marciojerry@camara.leg.br dep.marrecafilho@camara.leg.br dep.pedrolucasfernandes@camara.leg.br dep.zecarlos@camara.leg.br

Confira o relatório na íntegra

Confira aqui documento distribuído durante Congresso dos Bancários do Maranhão sobre os prejuízos da MP para a classe trabalhadora.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome