Trabalho institucional da AFBNB mais uma vez reconhecido por Comissão da Câmara Federal

206

A AFBNB recebeu na tarde de ontem (dia 7/12) ofício da presidência da Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal informando que a entidade será contemplada com o Prêmio Selo de Participação Legislativa 2021-2022. A cerimônia de premiação será no próximo dia 14, no Salão Nobre da Câmara Federal, em Brasília.

Essa será a quarta vez que a AFBNB recebe o prêmio Selo Participação Legislativa, concedido pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal (CLP) às instituições da sociedade civil que se destacam na relação com a Comissão. Dessa forma a AFBNB tem seu trabalho reconhecido pela Comissão, com quem mantém um trabalho de articulação permanente, sempre apresentando sugestões que contribuam para o debate acerca das políticas públicas de desenvolvimento, com enfoque regional, do fortalecimento das instituições e da valorização dos trabalhadores, tripé de sua missão institucional.

Nesta edição, o reconhecimento foi na categoria “Entidade com maior número de Sugestões aprovadas em 2021/2022”, a mesma que levou à premiação da AFBNB nos anos de 2017 e 2019. Em 2018, a entidade foi agraciada em três das quatro categorias elencadas pela CLP: maior número de sugestões apresentadas em 2017; maior número de sugestões aprovadas e maior número de participantes em eventos propostos pelas entidades (relembre aqui).

Ação institucional

Para a diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa, a premiação fortalece a ação institucional da Associação. “Pode-se dizer que o trabalho da AFBNB se dá em dois lados de uma mesma moeda: ao tempo em que trabalhamos em diversas frentes com o objetivo de fortalecer o BNB enquanto instrumento de desenvolvimento, não medimos esforços para defender o trabalhador nas relações com o Banco, reivindicando a garantia de condições dignas de trabalho. Um Banco forte se dá com trabalhadores fortalecidos e vice-versa. O reconhecimento da Câmara Federal renova a disposição da AFBNB em seguir fazendo esse trabalho, que não é fácil mas é necessário e permanente”.

Em novembro último, a AFBNB participou de reunião na CLP da Câmara Federal na qual foram aprovadas duas sugestões apresentadas, que serão fundidas em uma só ação: uma ampla Audiência Pública que irá englobar o conjunto dos temas apresentados nas diversas proposições, todas com pareceres favoráveis dos relatores e aprovadas por unanimidade pela Comissão (relembre aqui).

Também em novembro a AFBNB encaminhou à Comissão sugestão na qual propõe que seja debatido o Programa de Microcrédito Orientado do BNB tendo em vista a importância do mesmo para a efetivação de uma política nacional de desenvolvimento sustentável que contemple as potencialidades regionais e os resultados positivos relacionados à inclusão social e geração de renda. Com a proposta, a AFBNB espera contribuir não apenas para o aprofundamento da discussão sobre o microcrédito orientado na atual conjuntura, mas também sua importância para o fortalecimento do BNB enquanto indutor do desenvolvimento sustentável do Nordeste, com redução das desigualdades, melhoria das condições de renda e de vida (relembre aqui).

O Selo

O Selo de Participação Legislativa tem como objetivo principal valorizar e incentivar as entidades da sociedade civil organizada a ampliarem sua atuação junto ao parlamento brasileiro, fortalecendo e aprofundando o processo da democracia participativa. A parceria com a CLP é mais uma estratégia trabalhada pela AFBNB, com o intuito de levar suas demandas e pautas a diversos setores da sociedade, em especial aos formuladores da política pública.

Em defesa dos trabalhadores, do FNE e do microcrédito 100% BNB.

A AFBNB firme na luta!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome