Audiência discute papel do BNB no desenvolvimento regional

21

Encontro na Câmara debateu diretrizes para ações e investimentos públicos voltados ao desenvolvimento integrado do País

 AUDIÊNCIA proposta pela AFBNB foi promovida pela Comissão de Legislação Participativa
 AUDIÊNCIA proposta pela AFBNB foi promovida pela Comissão de Legislação Participativa

Proposta pela Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados discutiu ontem o desenvolvimento regional do Nordeste, com foco no papel do BNB. O encontro, no auditório Nereu Ramos, em Brasília serviu para debater e traçar diretrizes para ações e investimentos públicos voltados ao desenvolvimento integrado do País e à redução de desigualdades regionais.

O Banco do Nordeste é visto como uma incógnita no governo Jair Bolsonaro (PSL). Houve acenos da equipe econômica em relação à redução do papel dos bancos de desenvolvimento. Há algumas semanas, após meses de indefinição, Romildo Rolim foi reconduzido à presidência do órgão.

A audiência foi promovida pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara. Entre os participantes da mesa, estiveram o coordenador da Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados, deputado Júlio César (PSD-PI); a secretária nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves; o economista-chefe do Banco do Nordeste do Brasil, Luiz Alberto Esteves; a diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa da Silva.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP), também presente na audiência, fez um balanço sobre as ações regionais realizadas nos últimos anos e ressaltou a importância do BNB como banco de fomento para a Região.

“O BNB tem um papel fundamental e, hoje, o FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), que tem um papel importante para o desenvolvimento regional do Nordeste, vem tendo os recursos reduzidos e sofre um sério risco de se acabar”, complementou o parlamentar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome