AFBNB discute com confederações de trabalhadores pauta de desenvolvimento regional

281



Diretores da AFBNB reunidos com o presidente da CNTI


Reuniões com as confederações de trabalhadores que integram o Conselho Deliberativo da SUDENE (Condel) marcaram o segundo dia da agenda institucional da AFBNB em Brasília. Os diretores da AFBNB Alci de Jesus, José Frota de Medeiros e Waldenir Brito estiveram com o presidente da  Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), José Calixto Ramos, e com o assessor da presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Luis Vicente Facco, ocasião em que puderam expor com detalhes as propostas da Associação quanto à discussão sobre o desenvolvimento regional, a atuação dos bancos regionais e o papel das representações dos trabalhadores no Conselho Deliberativo da SUDENE.



Com Luis Vicente Facco,da Contag


A Associação tem feito interlocuções no sentido de viabilizar sua participação no Condel, tendo inclusive apresentado esse pleito ao então superintendente do órgão (relembre aqui). No entendimento da entidade, é fundamental que haja uma pauta convergente dos trabalhadores no que diz respeito aos recursos e projetos para o Nordeste nas instâncias estratégicas de discussão a exemplo do Condel, sobretudo diante dos ataques que sofrem as instituições regionais, como o Banco do Nordeste, e a própria Região.


Na articulação junto às representações que já compõem o Conselho, a AFBNB apresentou alguns dos posicionamentos, por exemplo, contrário à expansão da área de atuação da Sudene para todo o Espírito Santo e Rio de Janeiro; contrário a qualquer tipo de flexibilização da operacionalização dos fundos constitucionais e à desvinculação  de receitas dos Fundos Constitucionais e pelo retorno imediato das taxas de juros dos fundos constitucionais aos patamares de 2015, com a revogação das resoluções 4.452 e 4470 do Conselho Monetário Nacional. Tais pontos constaram também de documento (veja aqui) entregue às Confederações visitadas, bem como a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).


Outras agendas – Além disso, nesse segundo dia, os diretores da Associação estiveram no Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) esclarecendo dúvidas e conhecendo instrumentos disponíveis que permitem a atuação mais efetiva, do ponto de vista político-técnico e, principalmente, coletiva das organizações junto ao parlamento. No mesmo dia, reuniram-se com a Coopeforte para tratar de parcerias institucionais, sobretudo no âmbito da realização das Reuniões do Conselho de Representantes.


 


Source: Notícias – 400

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome