AFBNB realiza mobilização em Brasília visando Seminário sobre o desenvolvimento regional

227


Os diretores da Associação, José Alci Lacerda e José Frota de Medeiros, estão em Brasília esta semana realizando agenda institucional, com diversas ações. Um dos focos prioritários é articular a realização em abril de 2016 de um Seminário com entidades de trabalhadores de Órgãos Regionais e de âmbito nacional, além de organizações e movimentos da sociedade civil, visando ao desenvolvimento regional, dando sequência ao evento realizado em agosto no Auditório Nereu Ramos, “Nordeste, sem ele não há solução para o Brasil”. O seminário será uma das atividades realizadas também no contexto da comemoração  dos 30 anos da AFBNB.


Nesta perspectiva, na manhã desta terça-feira (17), estiveram em audiência com o Deputado Valdenor pereira (PT-BA), com quem discutiram várias questões, entre elas a importância de termos um conjunto de deputados especialistas em desenvolvimento regional  no âmbito da Câmara Federal, com conhecimento aprofundado das questões relacionadas à educação, à transferência de recursos via intermediação financeira do Nordeste para outras regiões, a contratos de repasses e transferências voluntárias do Executivo Federal via bancos regionais, enfim à defesa da Região e por conseguinte de instituições regionais fortes, como o Banco do Nordeste, com trabalhadores valorizados. Na oportunidade, externaram posicionamento contrário ao fechamento das agências extrarregionais do Banco do Nordeste do Brasil. O parlamentar foi convidado a apoiar o Seminário de Desenvolvimento Regional, que tem data proposta para o dia 7 de abril de 2016, assim como participar das comemorações dos 30 anos da AFBNB, que se dará  durante a 49ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB, nos dia 8 e 9 de abril do próximo ano.


À tarde Alci e Medeiros estiveram  no gabinete do Senador Paulo Paim (PT-RS) reunidos com sua assessoria para discutir os projetos de interesse da AFBNB que estão no Senado, como o PLS 375/2015, que trata da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR; o PLS 388/2015, que altera legislação relativa às Caixas de Previdência, em especial quanto aos Conselhos Deliberativo e Fiscal; a PEC 87/2015, que felizmente teve relatório aprovado não incluindo os Fundos Constitucionais na proposta de desvinculação de receitas da União – DRU e o PLC 30/2015 que trata das terceirizações. Sobre o projeto das terceirizações, em que o Senador Paim é relator, e tem feito audiências públicas em todos os estados, os diretores colocaram a Associação à disposição para apoiar a luta no sentido de que o projeto não tenha prosseguimento.


Dentro do direcionamento de pautar os fóruns de direcionamento estratégico na Região, como o Conselho Deliberativo da SUDENE – Condel/Sudene, os diretores mantiveram contato com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC). Nesse sentido, na reunião com o Presidente da entidade, Levi Fernandes Pinto, foram apresentadas várias propostas visando uma maior interlocução entre as Confederações que representam os trabalhadores no Condel/Sudene, na pretensão de ser construído um eixo convergente de proposições de interesses dos trabalhadores em relação à programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE. Também foi discutida a possibilidade de apoio da Confederação em relação à participação da AFBNB nas reuniões do CONDEL. A CNTC foi convidada a participar do processo de preparação do Seminário proposto pela Associação, a ser realizado em abril vindouro.


Ainda no dia de ontem, os diretores da Associação fizeram contato com o Deputado e ex-Presidente do BNB, Mauro Benevides (PMDB-CE), ocasião em que colocaram o parlamentar sobre a atual situação do Banco, assim como o convidaram para os festejos de 30 anos da AFBNB.  Também foram visitados os gabinetes da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) na perspectiva do agendamento de audiência com o Deputado Júlio César (PSD-PI) para tratar de temas candentes regionais, da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a fim de ver o andamento da PEC do recorte regional, proposta pela AFBNB, e o gabinete do Deputado Ariosto Holanda (PROS-CE), considerando a discussão permanente sobre a operacionalização de recursos dos fundos setoriais  por meio do BNB.


 


AFBNB ao lado dos trabalhadores


Gestão Autonomia e Luta


Source: Notícias – 500

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome