AFBNB reitera demandas junto ao Banco

298

Comprometida com a missão de reivindicar a manutenção e a ampliação dos direitos de seus associados, a AFBNB está vigilante mais do que nunca nesse período de pandemia, momento atípico e novo para todos e que exige cuidado redobrado com a saúde e a vida dos trabalhadores.

Durante todo esse período, a Associação tem dialogado frequentemente com a gestão do Banco, apresentando demandas e cobrando solução para os problemas que se apresentam. Tem sido assim desde o início da pandemia, tanto em reuniões virtuais quanto presenciais (relembre algumas delas no final desse texto).

No último dia 9, a AFBNB encaminhou ofício à presidência do BNB, reiterando demandas dos trabalhadores já discutidas com a gestão anteriormente, mas ainda pendentes.

Confira abaixo o documento na íntegra

Fortaleza-CE, 09 de dezembro de 2020

Ao Senhor

Romildo Carneiro Rolim

Presidente
Banco do Nordeste do Brasil S.A

Nesta

Assunto: Demandas de relações de trabalho

Prezado Presidente,

Conforme já abordado em momentos anteriores, tanto presencialmente quanto por meio de ofícios, vimos solicitar de Vossa Senhoria empenho para a resolução de algumas questões específicas que afligem os trabalhadores e que ainda encontram-se pendentes:

1. ATESTADO MÉDICO COVID/PROMOÇÕES – Flexibilização da regra do prazo máximo de 15 dias de licença médica por ano, dada a situação de excepcionalidade da pandemia, uma vez que, no caso do protocolo da Covid-19, após o início de qualquer sintoma, são 14 dias de isolamento, o que já abrange quase todo esse período. A solicitação é a de que não sejam contabilizadas as licenças por Covid-19, de modo a não acarretar prejuízo ao funcionário quanto à promoção anual.

2. LICENÇA-PRÊMIO e FOLGAS – Extensão do benefício da LP e folgas a todos os trabalhadores do Banco, sem distinção, e por todo em que permanecerem na ativa. Atualmente apenas os funcionários mais antigos têm esse direito e limitado ao tempo de 30 anos. Também sobre folgas caducadas neste período de pandemia, pedimos a reversão da condição tendo em vista o atual contexto em que se encontram os trabalhadores por conta da crise sanitária que impossibilitou o gozo do benefício.

3. COMISSIONAMENTOS – Apresentação da justificativa em casa de casos de descomissionamento, diante da importância da transparência nos processos e na observância dos normativos internos do banco garantindo a publicidade de suas decisões, em virtude do impacto que tais medidas causam aos funcionários.

4. CONCURSADOS – Convocação dos concursados enquanto questão de justiça e mérito, não apenas no sentido de repor o quadro após o PID, como também o próprio aumento do quantitativo de funcionários do Banco no sentido de suprir as eventuais carências nas unidades da área de atuação do Banco.

5. DESLOCAMENTO/VALE TRANSPORTE – Ressarcimento de despesas de deslocamento nos municípios que tiveram o serviço de transporte intermunicipal suspenso, ocorrido no período da pandemia, considerando as respectivas justificativas dos trabalhadores usuários do sistema e as devidas autorizações dos gestores. Ressaltamos que os trabalhadores elaboraram referidos documentos de viagem no sentido de viabilizar o deslocamento a serviço do Banco e garantir a realização de suas atividades. Não devendo, portanto, serem penalizados.

6. COVID-19 – Incremento de medidas protetivas, bem como de protocolos no sentido de evitar a propagação da Covid-19 no âmbito do BNB, diante do aumento do número de casos/mortes em vários Estados nesses últimos meses do ano (vide detalhamento em anexo).

Sem mais para o momento, aguardamos retorno ao tempo em que reiteramos nossa disposição ao diálogo quanto aos assuntos acima expostos.

Cordialmente,

Rita Josina Feitosa da Silva

Diretora-presidenteZ

ANEXO

Elevação dos índices da Covid-19 e o incremento das medidas preventivas


No início da situação de pandemia decorrente do novo Coronavírus (Covid-19), em março último, a partir do diálogo estabelecido pela AFBNB com a gestão do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) foi considerada prudentemente a adoção de um protocolo com medidas preventivas no sentido de preservar a saúde dos trabalhadores e dos próprios usuários dos serviços do Banco.

A partir do mês de setembro, considerando as condições mais favoráveis no momento, embora ainda preocupantes, por não haver ainda um processo de imunização, ocorreu a flexibilização, com o retorno gradual dos trabalhadores que se encontravam no sistema de teletrabalho.

Todavia, também por meio do diálogo, foi acertadamente considerado manter tal mecanismo para os trabalhadores enquadrados no grupo de risco, nos termos preconizados pelas autoridades da área de saúde, além de casos pontuais analisados pelo Banco.

Decorridos três meses após esse momento, infelizmente a realidade quanto à incidência de contaminação da moléstia passou a se mostrar crescente e bem mais preocupante, haja vista a proliferação se manifestar de forma mais célere e em situação de contaminação comunitária, classificação que não existia no início (março), quando ainda era considerada “algo novo”, sem grande incidência.

Assim, considerando a presente realidade, cujos efeitos têm se refletido no ambiente do BNB, sobretudo nas unidades de atendimento ao público externo (agências), manifestamos nossa preocupação mais uma vez, motivo pelo qual solicitamos análise no sentido que sejam retomadas as medidas preventivas direcionadas para além do grupo de maior risco, e dos casos pontuais, em preservação da saúde e da própria vida, nos moldes praticados nos protocolos iniciais.

Acreditamos que dessa forma, o BNB estará reafirmando sua atenção, preocupação e cuidado, como protagonista em relação ao seu maior patrimônio – os Recursos Humanos – para então seguir firme no cumprimento da sua missão, que é servir bem e fazer a diferença social e positiva na vida das pessoas.

Relembre reuniões com o Banco

Relembre reuniões com o Banco

AFBNB reitera demandas dos trabalhadores à presidência do BNB
15/10/2020
https://www.afbnb.com.br/afbnb-reitera-demandas-dos-trabalhadores-a-presidencia-do-bnb/

AFBNB cumpre agenda no Gabinete da Presidência do Banco
06/09/2020
https://www.afbnb.com.br/afbnb-cumpre-agenda-no-gabinete-da-presidencia-do-banco/

Defesa dos trabalhadores: Associação reitera demandas junto ao Banco
01/09/2020
https://www.afbnb.com.br/defesa-dos-trabalhadores-associacao-reitera-demandas-junto-ao-banco/

AFBNB encaminha demandas da base ao Banco
13/07/2020
https://www.afbnb.com.br/afbnb-encaminha-demandas-da-base-ao-banco/

Representação da Base: uma marca histórica que orienta a prática da AFBNB
07/07/2020
https://www.afbnb.com.br/representacao-da-base-uma-marca-historica-que-orienta-a-pratica-da-afbnb/

AFBNB se reúne com Presidência do Banco
16/06/2020
https://www.afbnb.com.br/afbnb-se-reune-com-presidencia-do-banco/

AFBNB reitera demandas em reunião virtual com direção do BNB
21/05/2020
https://www.afbnb.com.br/afbnb-reitera-demandas-em-reuniao-virtual-com-direcao-do-bnb/

AFBNB apresenta demandas ao presidente do Banco
20/03/2020
https://www.afbnb.com.br/afbnb-apresenta-demandas-ao-presidente-do-banco/

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome